Rede dos Conselhos de Medicina

CERIMÔNIA ÉTICA DE ENTREGA DE CARTEIRAS


A formatura de novos médicos é motivo de muita alegria e satisfação, não somente para eles, seus familiares e os mestres que tornaram isso possível. Para nós, do CRM-PA, é um momento mais que especial, pois reafirma a certeza de que escolhemos a profissão certa, a melhor delas.

Quando novos profissionais se integram a essa profissão milenar, temos a certeza da continuação e da continuidade dos ideais que motivaram a nós e a todos que nos antecederam ao longo dos séculos, com a aplicação da ciência e do conhecimento, do melhor de cada um, da empatia, do zelo, em favor daquele ser humano que se encontra fragilizado pela condição de agravo à saúde.

Neste momento, temos a oportunidade e a honra de parabenizar a todos os novos colegas, a seus familiares e aos mestres que tanto contribuíram para que se chegasse a este evento tão marcante na vida de cada um de nós.

O momento também nos convida a desejar sucesso profissional e felicidade pessoal aos novos médicos, situações que muito dependem da atitude de cada um diante das circunstâncias da vida e que somente serão possíveis com um exercício digno, ético e equilibrado da profissão.

O sucesso profissional não deve ser obtido à custa do atropelo da ética ou da vida pessoal, mas em consequência do investimento na atualização, no aprimoramento ético e técnico, no trabalho que não exponha ao burnout.

O tempo para si e para a família e amigos precisa ser reservado desde cedo, antes que a rotina apaixonante da profissão leve à percepção de que tanto esforço garantiu reconhecimento e sucesso financeiro, mas a qualidade de vida se tornou precária.

A felicidade tem um conceito bem abrangente, entretanto com certeza é constituída e mantida por todos os momentos em que vemos que realizamos algo de bom para aquele que busca os nossos cuidados, por todos os momentos em que conseguimos estar presentes em uma festa de família ou em uma reunião de escola com os filhos, por todos os momentos em que conseguimos conversar com alguém quando temos alguma dificuldade, por todos os momentos em que conseguimos pagar nossas contas…

O momento profissional do médico realmente começa na ocasião deste evento, em que temos a honra de entregar as carteiras aos colegas recém-formados, visto que o registro no CRM os habilita ao exercício legal da medicina em nosso país. A partir desse registro, todos os atos médicos podem ser praticados pelos colegas, acompanhados, claro, da responsabilidade inerente.

A todos e a cada um dos colegas, reitero as boas vindas e os votos de sucesso e felicidades em nome do corpo de conselheiros do conselho regional de medicina do estado do Pará.

        Obrigado.

        Belém (pa), 28 de janeiro de 2020.