Rede dos Conselhos de Medicina

Controle do tabagismo na adolescência será tema de novo Webinar CFM


Seg, 24 de Agosto de 2020 15:49

 

 

Os riscos do consumo de maconha e de produtos emergentes do tabaco durante a adolescência será tema do próximo webinar do Conselho Federal de Medicina (CFM). Na próxima sexta-feira (28), véspera do Dia Nacional de Combate ao Fumo, o evento será realizado através do canal do CFM no YouTube, promovendo um debate on-line. O encontro terá como público-alvo médicos e advogados.

Organizado pela Comissão para Controle de Drogas Lícitas e Ílicitas do CFM, o webinar debaterá também os desafios enfrentados para controle do uso de tabaco e de dispositivos como cigarro eletrônico, narguilé e tabaco aquecido, bem como os prejuízos associados ao consumo por adolescentes.

No Brasil, o número de fumantes alcançou expressiva redução ao longo das últimas décadas, passando de 32% da população, em 1989, para 9,3% em 2018. O tabagismo, no entanto, segue com vigor em todo o mundo, graças às estratégias agressivas da indústria com a promoção de novos produtos.

Durante o webinar do CFM, Alberto José de Araújo, presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira (AMB) e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) sobre Drogas Lícitas e Ilícitas do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) discutirá os pontos apresentados no evento com o defensor público do Estado do Paraná, Bruno Muller Silva.

O evento ocorrerá nesta sexta, a partir das 18h, no canal do CFM no YouTube.

A participação é gratuita. Basta acessar o link: www.youtube.com/user/cfmedicina.

 

Webinar CFM

Os riscos do consumo da maconha e dos produtos emergentes do tabaco na adolescência

Moderadora:

Christina Hajaj Gonzalez, conselheira federal e coordenadora da Comissão para Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Expositores:

Tema Os riscos da maconha para jovens – João Paulo Becker Lotufo, pneumopediatra, membro da Comissão Para Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas do CFM e Responsável pelo GT Prevenção às Drogas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Tema: Os riscos do uso de narguilé para os jovens – Maria das Graças Rodrigues de Oliveira, pediatra da Associação Médica de MG e membro da Comissão de Combate ao Fumo da AMB.

Tema: Os riscos de cigarros eletrônicos e tabaco aquecido para os adolescentes – Gustavo Zabert, pneumologista, presidente da Asociación Latinoamericana del Tórax (ALAT) e membro do Conselho diretor International Respiratory Societies (IRS).

Debatedores:

Alberto José de Araújo, membro da Comissão para Combate de Drogas Lícitas e Ilícitas do CFM, Coordenador do GT – CREMERJ sobre Drogas Lícitas e Ilícitas e Presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB.

Bruno Muller Silva, defensor público do Estado do Paraná.