Rede dos Conselhos de Medicina

CORONAVÍRUS – DINAMISMO E OPORTUNIDADE NAS MEDIDAS


Desde o final de dezembro de 2019, quando iniciaram os primeiros casos de COVID-19, a princípio restritos à cidade de Wuhan na China, até hoje, dia 17 de março de 2020, já ocorreu disseminação para mais de 100 países nos cinco continentes. No Brasil, dados atualizados do Ministério da Saúde contabilizam 290 casos confirmados de infecção pelo SARS – CoV – 2 com registro do primeiro óbito em São Paulo no dia de hoje. O Pará segue sem casos confirmados de COVID-19.

A pandemia da COVID-19 assola o mundo. Dados estatísticos estão bem embasados no que concerne ao potencial de transmissão de indivíduos assintomáticos e sintomáticos, assim como a sua morbimortalidade.

As medidas de precaução mais efetivas são lavagem frequente das mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos, higienização das mãos com álcool gel, intensificação de limpezas de superfícies em geral com álcool a 70% ou hipoclorito 1%, uso de EPI’s de forma adequada e criteriosa pelos profissionais de saúde e medidas educativas para toda população. Estudos apontam que há impacto direto entre o momento em que medidas de precauções de distanciamento social foram implementadas nos diversos países e a taxa de crescimento geométrico dos casos. Países que aderiram a práticas mais precoces de distanciamento social, isolamento de sintomáticos por 14 dias (com tendência de redução para 10), quarentena dos contatos assintomáticos por 7 dias e suspensão de atividades que propiciam aglomerações, obtiveram um cenário mais favorável para um manejo adequado dos casos graves.

Tais medidas têm por objetivo evitar que Serviços de Saúde se exaurem de forma desordenada, tendo em vista que nem as instituições públicas e nem as privadas terão como absorver casos graves em número exponencial devido quantitativo insuficiente de leitos em Unidades de Terapia Intensiva.
Assim, o CRM/PA vem a público informar que restringirá seus serviços presenciais ao público em geral, mantendo atualizado seu Portal de Serviços e trabalhando em expediente interno, o qual também poderá ser suspenso a depender das orientações da Sociedade de Infectologia e Ministério da Saúde.

Reiteramos que medidas de enfrentamento desta crise mundial pandêmica são dinâmicas e devem ser diariamente reavaliadas e visam impactar de forma positiva para que a curva epidêmica seja mais branda em nosso Estado.
Dedicamos toda nossa estima e respeito aos demais profissionais da área de Saúde que, juntamente com os médicos, precisam manter o equilíbrio emocional frente a este caos. Todos são os grandes heróis desta jornada.

Simone Cruz Ataíde Pinto
Infectologista. Conselheira do CRM-PA