Rede dos Conselhos de Medicina

CRM-PA empossa três comissões de ética médica


Seguindo as orientações da OMS e do Ministério da Saúde como o uso de máscara e as normas de distanciamento, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará, Dr. Manoel Walber dos Santos Silva, empossou nesta quarta-feira, 17, três Comissões de Ética Médica. São elas: Hospital de Urgência e Emergência da Unimed Doca; Hospital de Aeronáutica de Belém e Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

As comissões de ética são eleitas pelo corpo clínico de cada unidade e têm sua implantação definida pela Resolução 2152, de 2016, do Conselho Federal de Medicina. De acordo com a resolução, todos os estabelecimentos de assistência à saúde com mais de 15 médicos e outras pessoas jurídicas que exerçam a medicina, ou sob cuja égide se exerça a medicina em todo o território nacional, devem eleger uma comissão de ética entre os membros de seu corpo clínico.

“As comissões de ética são um braço do conselho nessas instituições e por meio delas o Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará consegue estar mais próximo dos médicos que atuam no Estado.”, disse o presidente do CRM-PA, Dr. Manoel Walber dos Santos Silva.

“As Comissões de Ética Médica têm funções educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina”, finalizou o presidente da autarquia.

As principais atribuições das comissões de ética médica são: orientar e fiscalizar o exercício ético da profissão; fiscalizar as condições oferecidas pela instituição e a qualidade do atendimento; manter atualizado o cadastramento de todos os médicos e divulgar entre eles normas, pareceres e resoluções; e comunicar ao CRM-PA toda e qualquer irregularidade encontrada no estabelecimento.

“As comissões representam um posto avançado do Conselho Regional de Medicina do Pará, com a função de estimular boas práticas da ética médica e promover discussões a respeito da ética, qualidade e atenção médica dentro das instituições. Elas têm uma grande importância na difusão das boas práticas médicas e deverão encaminhar possíveis infrações ao CRM para análise”, esclarece a Coordenadora das Comissões de Ética Médica do Pará, Dra. Maria do Carmo Lobato.

 

UNIMED DOCA
Membros Efetivos
Dra. Ana Izabel Campos Costa
Dr. José Silvério Nunes da Fonseca
Dra. Rosário do Socorro Mota da Silva
Membros Suplentes
Dr. Alessandre de Jesus B. Guimarães
Dr. Marcos Fernando Lima da Costa
Dra. Teresinha de Jesus Ferreira Pinto

 

HOSPITAL DA AERONÁUTICA DE BELÉM
Membros Efetivos
Dra. Necy Kawamura
Dra. Nádia Costa de Miranda
Dra. Rafaela Cavalcante de Lima
Membros Suplentes
Dr. Paulo Henrique Nunes Pereira
Dr. Luis Ulisses M. Albuquerque
Dra. Danielle Luz N. Amaral Cutrim

 

FUNDAÇÃO HOSPITAL DE CLÍNICAS GASPAR VIANNA
Membros Efetivos
Dra. Luciana Macedo da Silva
Dra. Renata Maria Coutinho Alves
Dra. Andrea Rodrigues Torres Andrade
Membros Suplentes
Dr. Maurício Fortuna Pinheiro
Dr. Feliciano Mendes Vieira Júnior
Dr. Mário Roberto Freire Lobato