Rede dos Conselhos de Medicina

DIA DO MÉDICO


DIA DO MÉDICO

Muitos dirão, ao ver o título, “de que adianta um ‘dia do médico’ hoje?” se, muitas vezes, somente recebemos felicitações de nossos próprios colegas, pois apenas quem conhece as agruras e as realizações do cotidiano profissional parece reconhecer o valor dos colegas e a dedicação à prática digna e zelosa de uma das mais nobres e antigas profissões da humanidade.

O desgaste provocado pelas inúmeras tentativas de depreciação da atividade médica, vítima preferencial de governos pretéritos na tentativa de encobrir a corrupção e a incapacidade na gestão da saúde pública, que atribuía ao médico os diversos agravos reportados na mídia ao mostrar a revolta de usuários do SUS, na verdade decorrentes da falta de medicamentos, de leitos, de ambulâncias etc., não abalam o ânimo motivado pela disposição interior de saber que, ao longo dos milênios, governos e regimes se foram e a Medicina sobreviveu.

O médico ainda é um dos profissionais mais conceituados em nosso país, em todas as pesquisas feitas junto à população.

Entretanto, ao analisarmos editais de concursos públicos, verificamos a oferta de salário a um médico em valor cerca de dez vezes menor que ao oferecido ao profissional formado em Direito, no mesmo concurso! Sem demérito aos bacharéis em Direito ou aos advogados, um profissional que leva pelo menos oito a nove anos para se formar e especializar, o médico, merece mais respeito na valorização financeira de seu trabalho pelo sistema público.

Isso é uma questão de justiça e reconhecimento, não de mercantilismo, como alguns gestores poderiam argumentar.

O dia 18 de outubro, Dia do Médico, merece e deve ser comemorado por todos aqueles que reconhecem a dedicação, o sacrifício pessoal e familiar, a luta contra a falta de condições adequadas e todo o nível de dificuldades cotidianas do profissional que nunca para de se atualizar e aperfeiçoar para o bem do indivíduo (na condição de paciente) e da sociedade como um todo.

Aos que queiram e/ou que possam, o Baile do Médico, no Hangar, no dia 18 de outubro, é uma excelente ocasião para revermos amigos e confraternizarmos.

Feliz todo dia de atividade médica!

Feliz Dia do Médico!

Manoel Walber dos Santos Silva

Presidente do CRM-PA